Compartilhe:

Vale a pena terceirizar o financeiro da empresa?

Terceirizar o financeiro é uma das tendências que está em alta no mundo dos negócios. De fato, cada vez mais empresas estão comprometidas com a terceirização da gestão financeira, de multinacionais a microempresas. 

A terceirização consiste na contratação de uma empresa para cuidar da gestão financeira do negócio, permitindo que uma equipe com conhecimento técnico acompanhe as finanças.

E por que é melhor terceirizar a gestão financeira do que a contratação de um funcionário interno para isso? Os benefícios de ter um especialista em finanças que possa liderar a área vão desde redução de custos (por incrível que pareça, é mais barato) e flexibilidade, até os benefícios de ter conhecimento especializado.

Quer saber quais outros motivos são importantes ao terceirizar o financeiro? Confira o artigo que compartilhamos abaixo!

O que é terceirizar o financeiro?

Para micro e pequenas empresas emergentes que ainda estão em fase de desenvolvimento e amadurecimento, essa decisão pode significar o passo entre ser ou não uma empresa lucrativa.

Mas o que exatamente significa terceirizar a gestão financeira? É uma nova forma de entender a relação de trabalho, em que uma equipe externa cuida das finanças do negócio. 

Pode ser que você precise deste serviço, seja porque há um processo de mudança, ou uma situação externa que afetou a atividade econômica do negócio, como a crise do Covid que afetou grande parte dos negócios recentemente.

Assim, você pode entregar suas finanças ao profissional externo sem perder o controle sobre o negócio.

Alguns exemplos de funções incluídas na terceirização do setor financeiro são:

  • Gestão de contas a pagar e recebíveis
  • Gestão do fluxo de caixa
  • Cobrança administrativa e judicial
  • Conciliação bancária e fechamento de caixa
  • Relatórios financeiros
  • Gestão da folha de pagamentos
  • Impostos e rotinas do departamento fiscal
  • Controladoria em geral
  • Análise e monitoramento de indicadores de desempenho

Será que realmente vale a pena terceirizar?

A resposta é sim! No caso específico de jovens empresas, as vantagens de terceirizar o financeiro são multiplicadas. 

Acima de tudo, porque são negócios que ainda não definiram a sua estratégia empresarial ou financeira e é o momento ideal para lançar as bases para o crescimento futuro da empresa. 

Veremos quais são os benefícios específicos de terceirizar a gestão financeira de uma empresa.

1.Informações de valor para a tomada de decisão 

Um especialista financeiro terceirizado é responsável por fornecer dados valiosos para a gestão do negócio. 

Na verdade, essa figura é a que serve de elo entre a parte estratégica e financeira e a parte administrativa. Ter um especialista nesta área é essencial para a tomada de decisão.

2. Conhecimento 

Seguindo a mesma linha do ponto anterior, uma empresa de terceirização da gestão financeira não apenas oferece os dados, mas também fornece o conhecimento. 

Assim, teremos sempre informações atualizadas sobre a projeção da empresa, bem como sobre seu status e situação, algo essencial para evitar futuras crises e garantir o crescimento da futura organização.

3. Definição de processos e procedimentos 

São muitas as ocasiões em que uma empresa funciona por “inércia”, ou seja, tudo continua até que um dia começam os problemas: atrasos nos pagamentos, faturas perdidas, impostos fora do prazo, desconhecimento sobre regulamentação de pessoal, etc

Por isso, é muito importante que os processos que são executados sejam definidos, principalmente se estiverem relacionados às finanças. Dessa forma você lançará as bases para o funcionamento do negócio e reduzirá os riscos.

4. Redução de custos 

Embora toda empresa busque a redução de custos, sempre em consonância com o bom desempenho, em uma pequena empresa isso é essencial. 

É preciso encontrar um equilíbrio e uma das formas de alcançá-lo é contratar determinados serviços de terceiros, neste caso, estaríamos falando de gestão financeira.

Além de reduzir custos (já que a contratação interna implica em maiores gastos), você terá todas as vantagens de ter um especialista, que poderá assessorá-lo no planejamento financeiro.

5. Concentre os esforços no core business

Querer cobrir tudo não é produtivo, principalmente se for a primeira vez que você está lidando com processos financeiros. Por isso, a terceirização desta área permitirá que os gestores da empresa foquem no que é realmente importante, no core business do seu negócio.

Tenha uma empresa especialista ao seu lado

Como você já viu, terceirizar o financeiro da empresa é um dos melhores recursos para obter uma vantagem estratégica. 

Este serviço, adequado para todo o tipo de negócios, é cada vez mais utilizado, sobretudo para resolver situações de crise ou expandir o negócio.

Aqui na Time Financeiro somos especialistas na terceirização da gestão financeira, com uma equipe altamente técnica e qualificada e pronta para ajudar seu negócio. 

Além disso, com a Time Financeiro, todas as informações sobre as finanças da sua empresa podem ser consultadas online. Com isso, você pode tomar sempre a melhor decisão!

Por fim, esperamos que tenha compreendido que vale a pena terceirizar o financeiro e, para contar com especialistas ao seu lado, clique aqui e converse com os consultores da Time Financeiro!