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Sua empresa está dando lucro ou prejuízo? Descubra!

Um dos grandes dilemas dos empreendedores é entender o quão rentável é um negócio. É saber se a empresa está dando lucro ou prejuízo.

Mesmo em empresas com um certo histórico, nem sempre esse ponto é levado em consideração. Às vezes, não há medições precisas ou, se houver, é difícil identificar se alguém está ganhando o dinheiro que realmente deveria com base no investimento feito, na produtividade e no setor em que está inserido. 

Por isso, saber como calcular se sua empresa está dando lucro, e também conhecer quais os pontos onde é necessário evitar o prejuízo, pode ser fundamental. Para detalhar essa questão, preparamos o artigo abaixo. Siga a leitura e descubra!

Mas, quando um negócio é realmente lucrativo?

Para calcular a rentabilidade do seu negócio, é importante que você leve em conta três coisas e assim conseguir uma resposta mais clara às suas dúvidas.

Esteja ciente da quantidade de dinheiro que você investiu em seu negócio. Avalie cada gasto, por menor que seja, e analise todos os recursos utilizados que são responsáveis ​​por garantir a qualidade do seu negócio. 

Calcule o lucro de sua empresa com a diferença de seus passivos e ativos. Vamos pegar como exemplo uma loja de maquiagem com loja física. Este local deve considerar os custos de eletricidade, água, aluguel de espaço, embalagem e salários. 

A soma dessas despesas menos sua receita resultará nos lucros do seu negócio. Pode parecer simples, mas é importante ter domínio de suas negociações para determinar seu lucro ou prejuízo. Não te preocupes! Sempre há oportunidades de melhoria.

Lembre-se de que, se você está começando agora, pode ter mais despesas do que lucros, mas com alguns pequenos ajustes isso pode mudar.   

Os lucros que o seu negócio lhe deixa são importantes se conseguir gerar bons números. Se o seu negócio está gerando bons rendimentos, além de gerar satisfação ao cliente, não duvide, está sendo rentável.

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O que determina se uma empresa está dando lucro?

A importância de calcular a rentabilidade do seu negócio é poder entender esses erros do passado para que eles ajudem a melhorar as condições futuras da sua empresa, e assim poder identificar esses pontos fracos e transformá-los em pontos fortes.

Não é tão fácil citar todos os fatores que afetam a lucratividade de um negócio, mas vamos citar alguns:

  • Permanecer no mercado: um negócio pode gerar bons rendimentos, mas se não mantiver a sua imagem e eficácia a longo prazo, não será rentável. 
  • Suporte local: O produto ou serviço oferecido precisa ser aceito pelo seu segmento de mercado. Se sua empresa tiver mais reprovação do que suporte, ela não é lucrativa. 
  • Gestão correta de suas despesas: Dizem que o início de cada negócio é difícil e, de fato, é, porém, se seus lucros não melhorarem a longo prazo, é hora de inovar se você deseja ver resultados. Lembre-se de que sua renda deve exceder suas despesas.
  • Aumente seus lucros: Avalie cada margem de lucro de cada venda, se seu produto é bom, analise seu mercado e pense em um leve aumento de seus preços para aumentar a lucratividade de cada venda que você fizer. Sempre leve em consideração os preços da sua concorrência antes de tomar uma decisão. 
  • Experiência do Cliente: Um elemento chave para proporcionar uma experiência ideal é oferecer um bom serviço aos seus clientes. Avalie seus processos de vendas e analise o grau de satisfação do cliente com o produto ou serviço que você oferece. Leve em consideração que estamos na era digital e as pessoas são informadas sobre os produtos que compram. 
  • Opte por estratégias para reduzir seus custos de produção: Por exemplo, ao adquirir a matéria-prima para seus produtos, você pode encontrar preços melhores no atacado do que em quantidades menores. É importante ressaltar que o sucesso de uma empresa é determinado pelas estratégias que ela utiliza para reduzir seus custos e aumentar seus lucros.

Lembre-se ainda que rentabilidade é sinônimo de lucro, não importa o tamanho da sua empresa, é simplesmente um método que determina o sucesso de um investimento. 

Calcular a rentabilidade do seu negócio pode parecer um tanto complicado, mas é uma questão importante para qualquer empresário ou dono de sua marca.

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A terceirização financeira como aliada

Gerenciar as finanças de um negócio nem sempre é fácil. Às vezes falta tempo, ou então conhecimento técnico para isso. E quando menos esperamos, podemos estar amargando prejuízos na empresa e nem sabemos.

Uma forma de mudar esse panorama e otimizar a gestão financeira de um negócio é por meio da terceirização. Ao contar com uma equipe especializada ao seu lado, fica mais fácil saber se a empresa está dando lucro ou prejuízo.

Mais que isso, ao contar com a terceirização financeira será possível enxergar mais rapidamente quais pontos merecem atenção e fazer a correção necessária, antes que aquilo se torne prejuízo.

Aqui no a Time Financeiro temos uma equipe altamente qualificada para ajudar sua empresa a ter uma gestão financeira eficiente e focada no lucro. Para isso, nossos técnicos acompanharão rotineiramente todo seu fluxo de caixa, lhe ajudando a identificar pontos de melhoria para otimizar seu financeiro.

Esperamos que tenha compreendido como saber se sua empresa está dando lucro ou prejuízo. E para contar com o Time Financeiro ao seu lado, clique aqui e converse agora mesmo com nossa equipe!