Qual a importância da gestão financeira para as empresas?
A gestão financeira de uma empresa é a chave para o sucesso. Por isso, quem ocupa o cargo de gestor deve fazê-lo com muito empenho e conhecimento na área.
Qualquer empresa, independente do seu porte, precisa de uma gestão financeira que permita a aplicação de soluções contábeis simples diante dos inconvenientes que possam surgir.
É um mito que apenas as grandes corporações contam com esse tipo de gestão, mas que servem para reforçar qualquer estrutura empresarial. Nesse contexto, a gestão financeira torna-se a principal figura das empresas para poder aumentar sua produtividade, com o objetivo de reduzir o uso dos recursos disponíveis, mas fazendo isso de forma eficaz.
Mas em que consiste a gestão financeira de uma empresa e qual sua importância? A resposta para esta pergunta apresentamos no artigo abaixo. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
O que é a gestão financeira?
A gestão financeira de uma empresa consiste na realização de tarefas de planejamento, organização e controle de todas as operações contábeis do negócio, de forma a utilizar os seus recursos de forma eficiente.
As principais funções da gestão financeira de uma empresa são:
- Elaborar as demonstrações de fluxos de caixa (ou seja, entradas e saídas de caixa)
- Elaborar a DRE financeira
- Organizar e gerir o contas a pagar
- Organizar e gerir o contas a receber
- Conciliação bancária
- Agendamento de pagamentos
- Relatórios Financeiros
- Emissão de boletos
- Cobrança
- Emissão de notas fiscais
- índices
- avaliação
- Trazer informações e dados para a contabilidade
- entre outros.
Quais seus benefícios?
Os principais objetivos da gestão financeira são:
- Obtenção de lucros por um longo período de tempo: um dos principais objetivos da gestão financeira é conseguir otimizar ao máximo esses lucros, para continuar investindo.
- Manter a liquidez e a solvência: todos os objetivos da gestão financeira estão relacionados entre si, beneficiando-se mutuamente. O crescimento dos lucros da empresa está intimamente relacionado à liquidez, ou seja, à sua capacidade de pagar todas as suas dívidas, e à solvência, ou seja, à gestão de contas.
Chaves para otimizar a gestão das finanças da sua empresa
Abaixo, listamos uma série de recursos apropriados para melhorar consideravelmente a gestão financeira da sua empresa.
Mesmo quando não somos especialistas neste campo ou, diretamente, somos novos e não temos a preparação adequada, essas fórmulas nos ajudam a tomar decisões mais precisas e sustentáveis ao longo do tempo:
1. Contrate talentos
Se nos rodeamos de pessoas qualificadas, sejam os nossos próprios colaboradores ou por meio da terceirização da gestão financeira, teremos um apoio decisivo para rentabilizar o nosso negócio. Precisamente, uma das maiores habilidades de um bom líder é ter quem o permita ir onde ele sozinho não pode.
2. Aposte no planejamento
Você tem que determinar um plano, aplicá-lo e revisá-lo para melhorá-lo. Só assim poderá controlar o que está fazendo e o que está dando resultados. A realidade está mudando e, portanto, o plano financeiro precisa se adaptar a essas circunstâncias com modificações.
3. Faça projeções financeiras
É preciso olhar para o futuro. Não basta reagir a choques financeiros, é preciso ir em frente e agir com antecedência. Dessa forma, podemos aproveitar a situação e antecipar para onde queremos ir. A partir das informações atuais, é possível estabelecer para onde estamos indo e o que temos que fazer para sermos mais rentáveis.
4. Tenha um fundo de emergência
Quando alocamos uma pequena quantia periódica para fornecer dinheiro extra para o que pode acontecer, temos um colchão de segurança que pode ser decisivo. Em caso de urgência, temos aquele suporte que nos dará tempo, solvência e futuro.
5. Trabalhe e entenda
Precisamos entender completamente de onde vem o nosso dinheiro e para onde está indo. Se analisarmos bem a realidade, estaremos em condições de mudar as coisas que não funcionam de forma produtiva, alcançando maior lucratividade.
6. Tenha informações atualizadas
Precisamos ter em mãos os dados históricos e atuais de nossa atividade financeira, bem como acessar esse conteúdo em tempo real. Além disso, é importante saber o que está acontecendo no setor e na economia em geral, tanto nacional quanto internacionalmente.
7. Use ferramentas financeiras
Existem plataformas, programas e aplicativos que fornecem as ferramentas de análise e gestão financeira necessárias. São recursos inalienáveis para as empresas de hoje, graças aos quais podem compreender melhor a realidade e tomar as decisões mais adequadas com menos margem de erro.
Conte com a Time Financeiro
Conseguiu compreender a importância da gestão financeira para as empresas, e por onde começar? Como fica claro, esta é uma área crítica para qualquer negócio e que jamais pode ser negligenciada.
Quando se fala em gestão financeira nas empresas, você tem três opções: ou faz por conta própria ou contrata alguém exclusivo para isso. Mas é a terceira que fará toda a diferença: terceirize sua gestão financeira e tenha especialistas ao seu lado o tempo todo!
Aqui na Time Financeiro somos especialistas em terceirização de gestão financeira de empresas, com um time de experts no assunto e que podem ajudar sua empresa a atingir o topo.
Por fim, esperamos que a importância da gestão financeira para sua empresa tenha ficado clara. E para ter uma equipe qualificada ao seu lado, clique aqui e conheça a solução completa da Time Financeiro!