Compartilhe:

Quais as melhores práticas da gestão financeira?

Nunca é um mau momento para abandonar aquelas práticas que não são tão boas na gestão financeira da sua empresa. Mas o problema, é que nem sempre o gestor consegue observar onde está errando.

A má administração e a falta de treinamento continuam sendo as principais razões pelas quais 80 em cada 100 micro e pequenas empresas no Brasil fecham suas portas antes do primeiro ano de operação. 

De modo geral, as empresas fecham por erros administrativos e porque apenas dois em cada 10 empresários são treinados para administrar seu próprio negócio. Por isso, conhecer as melhores práticas da gestão financeira pode fazer toda a diferença para o futuro do seu negócio.

Quer conhecer elas e aplicar o quanto antes na sua empresa? Siga a leitura e confira o artigo que preparamos abaixo!

Importância da gestão financeira

Uma boa gestão financeira permite às empresas não só otimizar os seus recursos, mas também melhorar a sua competitividade e tomada de decisão para alcançar um crescimento sustentado e aumentar o valor da empresa. 

Os negócios que realizam uma gestão financeira adequada são orientadas a analisar suas informações contábeis e financeiras, orçamentar suas receitas e despesas e também supervisionar e monitorar seus resultados.

Dessa maneira, é possível diagnosticar sua situação atual e projetar tendências futuras, detectar erros ou desvios e tomar ações corretivas para atingir seus objetivos declarados.

Abaixo, listamos quais boas práticas você deve implantar na sua empresa e com isso ter uma melhor gestão financeira do seu negócio:

1. Tenha informações

Emitir e analisar relatórios periódicos sobre a situação da empresa é fundamental. Para isso, observe números indicadores de liquidez, endividamento, rentabilidade e patrimônio líquido.

Dessa maneira é possível identificar se possui o caixa necessário para atender as operações correntes, se dívidas com fornecedores podem ser pagas, se estão sendo auferidos lucros com o investimento realizado, entre outros. 

Ressalta-se que essas fontes de informação devem ser confiáveis ​​e oportunas para o processo de tomada de decisão, pois auxiliam a empresa a reduzir a incerteza e o risco em suas diversas operações.

2. Tenha um planejamento de ações

Planeje ações para melhorar o desempenho e aumentar a eficiência do negócio, considerando o desenvolvimento de um plano para o futuro da sua empresa e levando em consideração o estado atual, objetivos, estratégia e recursos que você possui. 

Lembre-se também de manter o foco em garantir sua sustentabilidade (viabilidade econômica) e atingir os objetivos financeiros de rentabilidade de longo prazo previamente estabelecidos.

3. Tenha um orçamento

Elaborar um orçamento de suas receitas e despesas é outro ponto fundamental na gestão financeira de qualquer empresa. 

A partir desse planejamento, a empresa poderá gerenciar seus recursos de forma produtiva e evitar gastos que não contribuam para o seu crescimento.

4. Compromisso com a gestão financeira

A tomada de decisão é realizada em maior articulação com todas as áreas da organização, sendo o responsável pela área financeira o responsável direto pelo controle dos processos.

No entanto, os chefes das áreas de produção, vendas, logística ou outras áreas devem estar comprometidos com a gestão financeira.

Para isso, devem avaliar o impacto do custo/benefício de um plano de marketing, projetar fluxos futuros devido ao lançamento de um novo produto ou de um nova linha de produção, entre outros.

5. Acompanhe os resultados

Quando se fala em gestão financeira, muitos pensam só no lançamento dos dados, mas acabam não acompanhando os resultados, o que pode ser um grande erro.

Realizar acompanhamento permanente dos resultados da gestão, para fiscalizar e acompanhar o estado das finanças da empresa, comparando os objetivos com os planos estabelecidos, tanto de curto como de longo prazo é essencial. 

Além disso, ao acompanhar os resultados é possível a detecção de erros ou desvios que possam colocar em risco a saúde financeira da empresa, a fim de tomar as medidas necessárias antes que elas aconteçam.

Agora é com você!

Algumas dessas boas práticas podem ser implementadas imediatamente e outras exigirão ajustes de médio prazo para começar a dar resultados, mas temos certeza de que essas estratégias trarão grandes benefícios para as finanças da sua empresa.

Além disso, uma boa prática é terceirizar o que não compõe o core business do seu negócio. Na maioria dos casos, isso inclui a gestão financeira. Por meio da terceirização, é possível contar com uma equipe altamente qualificada e que lhe fornecerá todas as informações e resultados para que possa tomar as melhores decisões para o crescimento da sua empresa.

Aqui na Time Financeiro temos uma equipe altamente qualificada e especializada em terceirização da gestão financeira, permitindo aos negócios otimizar seus recursos e com isso se destacar frente a concorrência.

Quer saber mais sobre como a Time pode ajudar sua empresa com gestão financeira. Clique aqui, conheça nossa solução completa e já converse com nossos consultores!